Sabrina foi vice-campeã mundial na prova de 500 metros contrarrelógio e terceira colocada nos 200 metros lançados – Foto: Divulgação


Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A atleta Sabrina Custódia, do Instituto Athlon de São José dos Campos, em seu primeiro Mundial de Paraciclismo de Pista, fez história se tornando a primeira mulher entre esportistas Olímpicos e Paralímpicos a conquistar uma medalha em uma edição da modalidade.

Sabrina foi vice-campeã mundial na prova de 500 metros contrarrelógio (com o tempo de 43s341) e terceira colocada nos 200 metros lançados (tempo de 13s897) na categoria WC2 no Mundial encerrado no último domingo (23) na cidade de Saint-Quentin-en-Yvelines, na França.

Na Omnium, que reúne as quatro provas (200 e 500 metros, perseguição e scratch) onde o resultado geral é a pontuação acumulada nas mesmas, a atleta de São José dos Campos terminou na 4ª colocação, com 134 pontos, empatada com a 3ª colocada, a colombiana Daniela Munevar, perdendo a medalha de bronze nos critérios de desempate.

A competição na cidade francesa, que contou com a participação de mais de 230 paratletas de 39 Nações, valeu pontos na classificação dos países para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

O time brasileiro foi formado por Lauro Chaman, na categoria MC5, Carlos Soares, na MC1, Sabrina Custódia, na WC2, além de Gilce Duarte e Talita da Luz (Piloto) e Márcia Fanhani e Maria Teresa Muller (Piloto), ambas na Tandem.

O Instituto Athlon conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.