Limpeza púbica e iluminação também estão entre os primeiros na avaliação dos moradores – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Ana Lúcia Abranches
Urbam

O serviço de coleta de lixo se mantém como o melhor da cidade em comparação com outros 16 serviços, segundo pesquisa do Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). A aprovação aumentou de 88% no último trimestre para 90,5% dos entrevistados. Se somarmos também a avaliação regular, o índice sobe para 97,5%. Na sequência vêm os serviços de abastecimento de água, qualidade da água, limpeza pública e iluminação pública.

O serviço alcançou 794 pontos no levantamento, considerado alto grau de satisfação da população.

A coleta de resíduos é formada pelos serviços de coleta comum – feita por empresa terceirizada contratada pela Prefeitura de São José dos Campos, coleta seletiva e coleta de limpeza urbana (Urbam). A Urbam também é responsável pela coleta de resíduos de serviços de saúde, eletroeletrônicos, pequenos animais mortos, pilhas e baterias entre outros e pelas suas destinações ambientalmente corretas.

Limpeza Pública

O serviço de limpeza pública teve aprovação de 80,6% dos entrevistados e ficou na 4ª posição no ranking municipal. A pontuação atingiu 762 pontos.

A Urbam realiza os serviços de limpeza urbana como varrição manual e mecanizada e serviços de capina manual.

Iluminação Pública

Já a iluminação pública ficou na quinta posição com 77,7% de aprovação. A Urbam realiza a manutenção da iluminação pública no município, cuja pontuação ficou em 760 pontos.

O levantamento foi realizado pelo Indsat neste mês de setembro, com 600 moradores da cidade.

Pesquisa

O Indsat mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município conforme o grau de satisfação do serviço estudado:

  • INDSAT abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação.
  • INDSAT entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.
  • INDSAT entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.
  • INDSAT entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.
  • INDSAT a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.