São José dos Campos vai celebrar os 118 anos da imigração japonesa no Brasil com uma programação especial no próximo domingo (28), a partir das 9h30, na Praça Riugi Kojima, conhecida como Praça do Torii, no Jardim Aquarius. A iniciativa homenageia a contribuição da comunidade nipo-brasileira para o desenvolvimento da cidade e do país.
A data marca a chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos, em 18 de junho de 1908, trazendo os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. Atualmente, o país abriga a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão, com cerca de dois milhões de pessoas.
A programação contará com apresentações culturais, homenagens e atividades que valorizam as tradições japonesas. O evento busca fortalecer os laços entre as culturas brasileira e japonesa, além de reconhecer a importância da comunidade nipônica para a história, a economia e a cultura de São José dos Campos.
A celebração é gratuita e aberta ao público. A expectativa é reunir moradores, descendentes de japoneses e visitantes em um momento de integração e valorização da diversidade cultural presente no município.

