Fundação Cultural Cassiano Ricardo

As ações culturais desenvolvidas em São José dos Campos alcançaram, nos últimos 12 meses, o maior patamar de aprovação popular. É o que mostra a mais recente pesquisa Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), divulgada na segunda-feira (24).

A avaliação positiva atingiu 68,6% em março deste ano. Em abril de 2024, o índice alcançava 59,1%. Um crescimento puxado pelo sucesso das atividades desenvolvidas pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Parte das pessoas que consideravam a cultura como regular ou negativa migrou para a avaliação positiva, o que explica a melhora nos indicadores (confira o gráfico abaixo).

A nota atribuída para as ações culturais foi 706, considerada como alto grau de satisfação. A média para as cidades de grande porte foi 699.

O bom desempenho fica comprovado quando se compara a outros serviços públicos oferecidos na cidade. Dos 16 segmentos avaliados pela pesquisa, a cultura ficou na 5ª colocação, atrás apenas de iluminação pública, qualidade de vida, coleta de lixo e merenda escolar.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Estímulo e Eventos

O resultado positivo da pesquisa reflete a resposta da população às políticas implementadas pela Fundação Cultural e Prefeitura nos últimos 8 anos, com investimentos do governo federal, estadual e parcerias com a iniciativa privada.

O maestro William Coelho destacou o grande salto de qualidade da Orquestra Joseense, que, em apenas três anos, já se tornou uma referência, agradecendo aos músicos e à FCCR pelo apoio contínuo.

Entre as prioridades da Fundação Cultural está o fortalecimento de programas como o Arte nos Bairros e o apoio aos profissionais da área.

Nos últimos 12 meses, a Fundação Cultural realizou grandes eventos de sucesso. O Festidança, por exemplo, contou com 381 espetáculos inscritos de 26 cidades do Brasil. O Festivale teve 179 peças inscritas de 12 municípios. A Semana da Música, Festa do Mineiro e Festa do Tropeiro também movimentaram a cidade. O Revelando SP, um dos maiores festivais de cultura tradicional do estado, atraiu cerca de 100 mil pessoas ao Parque da Cidade em 2024.

Economia Criativa
São José tem se destacado nos investimentos em cultura e economia criativa, com parcerias com o Governo de São Paulo e o Sebrae para capacitar artistas e aproveitar as oportunidades do setor. Os cursos do CultSP Pro, que abriram 300 vagas para 8 atividades culturais, são oferecidos gratuitamente e presencialmente, em parceria com a Fundação Cultural e a Prefeitura.

Arte nos Bairros
A Fundação Cultural promove oficinas culturais nos bairros, alcançando mais de 10 mil participantes, incluindo alunos de escolas municipais e da Fundhas. Essas oficinas incentivam a criação artística e o intercâmbio de saberes, com atividades em música, dança, arte circense, cerâmica e outras. A professora Valéria Barsaglini destacou as oficinas de cerâmica, onde crianças e adultos podem criar peças, estimulando aprendizado e expressão artística.

Cultura alcança maior patamar de aprovação nos últimos 12 meses – Prefeitura de São José dos Campos