Participação presencial em audiência pública e sugestões enviadas pelo site somaram 278 contribuições de 110 cidadãos
A Câmara de São José dos Campos realizou uma audiência pública essa semana para ouvir a população e também recebeu sugestões on-line ao projeto da Lei Orçamentária Anual – LOA 2025 (PL 397/2024). A LOA estima a receita e estabelece a despesa do município para o ano que vem.
Cerca de 70 munícipes compareceram à reunião aberta na segunda (4) e 19 se manifestaram. Moradores da zona norte reivindicaram a regularização fundiária de bairros como Águas de Canindú e Chácara Havaí, área de lazer, ponto de entrega voluntária – PEV no Buquirinha e pavimentação de estradas rurais.
Na zona sudeste, a instalação de rede de esgoto no Capuava, conclusão da duplicação da rodovia Rodolfo Castelli, reforma do poliesportivo e medicamentos na UBS do Putim.
Para a zona leste, construção de escolas, espaços de lazer e cultura para jovens, melhorias na distribuição de água e esgoto, coleta de lixo em todas as ruas, além da inclusão dos serviços dos Correios no Jardim Majestic e regularização do bairro.
Também foram mencionados hospital da mulher, creches em horário alternativo para filhos de mães que estudam e trabalham, UBS no Pinheirinho dos Palmares, hospital veterinário, reformulação do Centro de Controle de Zoonoses e a implantação do 4º Conselho Tutelar na cidade.
O encontro conduzido pelo presidente da Câmara Municipal, Roberto do Eleven (PSD), contou com a participação dos vereadores Amélia Naomi (PT), Dulce Rita (União), Lino Bispo (PL), Walter Hayashi (União) e do secretário de gestão administrativa e finanças, Odilson Gomes Braz Jr.
A regularização e infraestrutura em bairros como Torrão de Ouro, Santa Rita, Capão Grosso e Majestic apareceram novamente nas sugestões enviadas pelos munícipes via formulário on-line, que ficou disponível de 17 de outubro a 6 de novembro no site do Legislativo.
Das 259 mensagens de 91 cidadãos, 42 reivindicam reposição para os servidores municipais da perda inflacionária de 17% referente ao período da pandemia e reajuste salarial para os dentistas da rede municipal de saúde bucal, alegando que a classe está desvalorizada devido aos salários inferiores em comparação com municípios vizinhos.
Outras demandas recebidas são: asfaltamento de diversas ruas, ligações viárias, obras antienchente, espaços pet, áreas esportivas e de lazer, ampliação do horário de funcionamento de Unidades Básicas de Saúde e atendimento itinerante, ampliação de frota e itinerário de linhas de ônibus, além da instalação de câmeras de monitoramento.
No meio ambiente, criação do Bosque Betânia; hortas e compostagem comunitárias; reflorestar áreas urbanas; ferramenta de identificação de focos de incêndio na mata e brigada; maior transparência no orçamento ambiental com um site específico para controle social; destinação orçamentária para implementação do plano municipal de gestão de resíduos sólidos e para um plano de mitigação e adaptação a mudanças climáticas, além da castração, atendimento veterinário e ações contra ao abandono de animais.
Tanto as manifestações orais registradas durante a reunião aberta, quanto as digitais e as protocoladas por escrito presencialmente na Divisão de Expediente da Câmara serão inseridas no processo. Após análise de viabilidade, podem originar emendas à proposta em tramitação.
LEGENDA: Cerca de 70 munícipes compareceram à reunião aberta na segunda (4) e 19 se manifestaram. ( Foto: Cleverson Nunes/CMSJC)
LEGENDA: Câmara de São José realizou uma audiência pública para ouvir a população e recebeu sugestões on-line ao projeto da Lei Orçamentária Anual – LOA 2025. ( Foto: Cleverson Nunes/CMSJC)