Voluntários com maior número de doações de sangue receberam diplomas em reconhecimento público ao gesto solidário
Na tarde de terça-feira (26), a Câmara Municipal prestou homenagem aos doadores de sangue mais assíduos do Banco de Sangue de São José dos Campos, por ocasião do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro. Os cinco voluntários com maior número de doações receberam diplomas em reconhecimento público ao gesto solidário: Marcos Roberto dos Santos (115 doações sendo 96 de plaquetas); Arturo Fauricio Escudero Torres (82 doações); Benedito Dimas Pereira (81); João Martins de Sousa (80) e Ramirez Dimas de Mendonça (69 doações).
O hemoterapeuta Marcelo Romanelli lembrou que o Banco de Sangue de SJC conta com mais de 200 mil doadores cadastrados e fornece aos principais hospitais da região, entre eles o Hospital Municipal, Regional e as Santas Casas de São José, Jacareí e Pindamonhangaba.
E afirmou que esse ano, a data traz uma novidade.
A partir de 25 de novembro, ampliou seu horário de atendimento. As doações agora podem ser feitas de segunda a sexta, das 7h às 16h. Não é necessário agendar horário, o atendimento é por ordem de chegada. Homens podem doar até 4 vezes por ano e mulheres 3.
Vale lembrar que, doar sangue é um gesto de solidariedade que salva vidas, mas algumas regras são essenciais para garantir a segurança do doador e do receptor. É necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos responsáveis) e pesar no mínimo 50 kg. O doador deve estar saudável, descansado, bem alimentado e não ter consumido álcool nas últimas 12 horas. Quem teve gripe ou febre recentemente deve aguardar pelo menos 7 dias após a recuperação. Além disso, são feitas triagens para verificar condições de saúde, como ausência de doenças transmissíveis pelo sangue. Seguindo essas orientações, é possível contribuir de forma segura para ajudar quem precisa.
LEGENDA: Doadores mais assíduos do Banco de Sangue de São josé são homenageados na Câmara. Foto: Cleverson Nunes/CMSJ