Celso Gomes
Secretaria de Mobilidade Urbana
As obras da Via Jaguari, que serão o novo acesso à região norte de São José dos Campos, entraram em uma nova fase: a instalação das vigas de sustentação da ponte sobre o Rio Paraíba do Sul.
Para a operação do lançamento dessas vigas, quase 50 pessoas estão envolvidas no processo. E em toda a obra da Via Jaguari cerca de 100 profissionais estão dedicados ao projeto.
Estrutura
As 36 vigas foram produzidas no próprio canteiro de obras. Cada viga tem quase 40 toneladas, sendo a maioria delas, com 25 metros de comprimento. Todo o processo do lançamento das vigas utiliza um veículo transportador e uma treliça para “deslizar” cada uma das vigas até a posição original sobre as travessas.
Essa “treliça lançadeira” (equipamento vermelho sobre a estrutura da ponte nas fotos) é utilizado em situações de difícil acesso, em substituição aos tradicionais guindastes.
Ponte
Ao final das obras, a ponte que está posicionada ao lado da linha férrea, terá 240 metros de comprimento, 11,2 metros de largura, com duas faixas de rolamento, incluindo passeio com ciclovia compartilhada. Há cerca de 10 metros de altura do Rio Paraíba do Sul.
Mais de 100 profissionais estão dedicados ao projeto na Via Jaguari | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC