Praça do Jardim Vale do Sol recebe obra antienchente

Moradores do Jardim Vale do Sol, na região sul, participaram da entrega da obra; crianças tiveram várias opções de lazer no local – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

Calaboração da jornalista Ana Abranches

Após o feriado do aniversário dos 256 anos de São José dos Campos, a Prefeitura deu sequência às comemorações nesta sexta-feira (28) com a entrega de obras de infraestrutura pela cidade. Entre elas, a obra antienchente da Praça Bahia de São Salvador, no Vale do Sol (região sul), onde fica o poliesportivo do bairro.

Executada pela Urbam, a galeria pluvial contém um sistema de câmaras para detenção e controle das vazões excedentes das águas da chuva. Para isso, foram construídos dois reservatórios com mais de 800 peças de polietileno de alta densidade instaladas no subsolo.

Moradores do bairro estão contentes com a obra. “Venho quase todos os dias trazer meu filho para brincar no poliesportivo e o sofrimento era grande com as enchentes por aqui. Estou confiante e na torcida para que acabe o problema das inundações”, disse o morador Reginaldo Coelho.

O morador Ademar Duarte acompanhou o andamento da obra. “Acredito que não teremos mais inundação no centro comunitário, na escola Torataro Takitani e imediações. Foi um presente pra gente.”


Câmaras subterrâneas para controlar a vazão da água | Foto: PMSJC

Na mesma região, também está concluída e entregue a contenção de taludes na avenida Mário Covas, trazendo mais segurança aos usuários. Quem circula pela via já observa a mudança na paisagem.

Toda a estrutura visa proteger os taludes contra a erosão do solo e favorecer o crescimento da vegetação. Painéis de geocélulas dão estabilidade ao terreno e drenos sub-horizontais captam as águas infiltradas e do lençol freático.


Talude com plantio de grama: serviço concluído | Foto: PMSJC

Vídeo