Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana
Uma nova etapa do complexo viário da avenida Linneu de Moura foi entregue nesta sexta-feira (28) à população de São José, com soluções de trânsito para garantir maior mobilidade e segurança na região.
Ações educativas com pedestres e ciclistas marcaram a liberação da nova etapa da obra. Agentes da mobilidade orientaram sobre a circulação no trecho que passou a contar com novas vias de ligação, alargamentos e retornos.
Os trechos liberados fazem parte do novo complexo viário da Linneu de Moura, em investimentos que somam R$ 15,8 milhões.
O novo acesso à Linneu de Moura, sentido bairro, recebeu uma terceira faixa, entre a ponte do Vidoca e a rotatória do Hospital Vivalle, possibilitando uma melhor acomodação do fluxo de veículos que vem da região central e do Jardim Esplanada em direção ao Urbanova. Ao longo de todo o trecho foram implantadas calçadas e ciclovia.
Já o prolongamento da rua Ana Maria Nardo oferece acesso direto à Linneu de Moura com faixa de acomodação exclusiva e sem semáforos, garantindo maior fluidez no trânsito local. Na via de ligação anterior, a rua Manoel Saldanha, havia sistema semafórico. A via foi fechada e nela será construído um bolsão de estacionamento.
A construção da nova rotatória do Hospital Vivalle e a ampliação da rotatória em frente ao condomínio Jardim do Golfe, já dão sinais positivos na melhor distribuição do fluxo de veículos que circulam pelo local. Na via, sentido bairro, foram reposicionados dois pontos de ônibus.
Na saída da avenida Linneu de Moura foi construída uma nova via de acesso, em frente à entrada do Thermas do Vale, com acesso direto à direita para a Via Oeste e à esquerda, sentido Esplanada pela rua Ana Maria Nardo.
Já o traçado antigo da Linneu de Moura se tornou exclusivo para deslocamento para a região sul.
Toda a extensão das obras contou com a construção de passeios públicos, guias e sarjetas, além do plantio de grama. As obras foram executadas pela Urbam (Urbanizadora Municipal).
As melhorias implantadas têm como objetivo ordenar melhor os fluxos viários e reduzir os conflitos de movimento, garantindo maior segurança e fluidez ao trânsito no local.
O ciclista Rodrigo Borges, que mora na Vila Adyana, pedala quase todos os dias na região do Urbanova. “A obra ficou maravilhosa, com mais segurança para os ciclistas e para os veículos.”
O morador do Esplanada Kazuo Tatai também circulou pela Linneu de Moura na manhã desta sexta. “Ficou ótima a obra. É possível vir da minha casa até o Urbanova pela ciclovia, o que nos deixa mais seguros.”