Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

Os usuários do transporte público de São José dos Campos podem utilizar aplicativos para planejar viagens, consultar rotas e o tempo estimado para uma viagem, facilitando a escolha do melhor trajeto. Por meio de credenciamento, já operam as plataformas Cittamobi e Moovit exibindo informações, em tempo real, sobre todas as linhas de ônibus, mapas dos itinerários, além dos horários de partida e chegada.

Quem usa transporte público com frequência agora pode aproveitar as facilidades disponibilizadas pelos aplicativos que estão disponíveis para Android e iPhone (iOS).

As plataformas também oferecem serviços como comparar trajetos, traçar rotas distintas e até ‘favoritar’ as paradas e linhas de ônibus mais utilizadas pelo usuário.

O Cittamobi informa a previsão do horário de chegada dos ônibus nas paradas selecionadas em tempo real. Assim, o usuário poderá planejar sua viagem e reduzir o tempo de espera no ponto de ônibus. Nele, é possível ainda favoritar as paradas e linhas de ônibus mais utilizadas no dia a dia.

O acesso é bem prático e intuitivo. Logo na tela inicial do app, são mostrados os pontos de ônibus mais próximos da sua localização, assim como as linhas dos ônibus e seus destinos.

Ao selecionar um ponto, é possível verificar quais transportes estão chegando ou quanto tempo falta até que eles cheguem. Já clicando nos três traços, na parte superior esquerda da tela, é possível verificar o mapa, traçar rotas, buscar linhas e visualizar os seus pontos e linhas de ônibus favoritos.

Já disponível em São José, o aplicativo Moovit agora também está credenciado. A plataforma permite visualizar os horários dos ônibus, conferir previsões de chegada, traçar rotas e ainda conferir o tempo médio de espera dos passageiros.

Para isso, na tela inicial do aplicativo, basta acrescentar o destino em “Para onde você quer ir?” e verificar a estação de ônibus que está mais próxima ao seu endereço. É possível favoritar o ponto de ônibus de casa ou trabalho, agilizando o processo de encontrar o transporte público. Nos três pontinhos, na parte superior esquerda, é possível mapear a linha, saber informações sobre integração, visualizar mapas e analisar notificações.

Outra opção disponível é o Google Maps que oferece as informações dos horários previstos, mas sem informações em tempo real.

Serviços

Todos os aplicativos são gratuitos e compatíveis com os sistemas IOS e Android. Eles oferecem localização georreferenciada dos pontos de parada do transporte público e dos itinerários das linhas. Os dados disponibilizados pela Cittamobi e pelo Moovit são em tempo real e possibilitam notificações aos usuários sobre atrasos, paralisações e mudanças operacionais de viagem, além de avisos da Prefeitura de São José dos Campos. Ambos os aplicativos estão disponíveis na aba “Aplicativos para celular” no site da Prefeitura.

Credenciamento

A partir da edição do Decreto Municipal nº. 19.294/2023 foi possibilitado que qualquer empresa interessada possa disponibilizar aos usuários de ônibus, em caráter gratuito e por meio de aplicativos de mobilidade urbana para smartphones e/ou plataforma web, sistemas de informações operacionais do transporte público municipal, em tempo real.

O pedido de credenciamento pode ser feito nos protocolos de atendimento ou pelo Prefbook, no site da Prefeitura.