Na Emefi Rosa Tomita, alunos criaram uma música sobre a plataforma – Foto: Adenir Britto/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Se tem um lugar que é feito para as crianças e deve ser frequentado por elas, esse lugar é a escola. Na rede de ensino municipal de São José dos Campos, são 67 unidades somente no ensino fundamental, que oferecem diversos ambientes para rotina diária de descobertas, oficinas na educação integral, acolhida, segurança e acesso às tecnologias.

Os 38 mil estudantes têm acesso à Plei (Plataforma de Educação Integral) desde 2021. Com o uso dessa ferramenta educativa gameficada, eles aprendem brincando com os desafios de português, matemática, ciências, inglês, história e geografia.

A tecnologia é um mecanismo para complementar todo o trabalho realizado nas unidades escolares. Na Emefi Rosa Tomita, no Jardim São José II, a tarde desta terça-feira (23) foi animada para os anos iniciais, que aproveitaram cada minuto da aula com uso da Plei.

As turmas criaram uma música sobre a plataforma. “É jogo pra lá, é jogo pra cá, é só se esforçar que vamos conquistar a medalha que vai chegar, pra gente comemorar”, diz um dos versos, em referência às competições e materiais extras.

Aprender brincando

“A Plei é muito legal porque a gente aprende jogando”, disse Maria Eduarda Lourenço da Silva, 8 anos. “Eu gosto de estudar sobre os animais, e na Plei tem atividades de ciências e várias outras que me ajudam a aprender.”

Henrique Gabriel dos Santos Pereira, 9 anos, também gosta da Plei. ” A gente pode usar o Chromebook para jogar, estudar e fazer as atividades.”

“Minha matéria preferida é matemática, e na Plei tem perguntas e respostas, várias opções, nem fica difícil assim, é bem melhor”, comentou Vinicius dos Santos Balieiro, 8 anos.

Para Alessandra Oliveira Leite, professora de gestão de projetos na escola da região leste, os alunos já se adaptaram ao uso da tecnologia e se envolvem nas atividades, ajudam os colegas e participam de competições em que o principal objetivo é aprender.

“Os estudantes já chegaram no início deste ano pedindo para usar a Plei, eles sabem mexer, gostam bastante, faz parte da nossa rotina na escola. Os professores podem usar a plataforma para atividades na aula ou como tarefa. Já estamos começando a perceber os resultados.”

Lugar de criança é na escola

Na escola qual o ambiente preferido?

“A minha sala, que é onde eles ensinam e a gente aprende. Meu sonho é ser professora ou veterinária no futuro”, disse Maria Eduarda.

“Eu adoro a sala de aula porque lá dentro a gente faz um monte de atividades, aprende e se diverte, quero ser engenheiro um dia”, afirmou Vinicius.

“Gosto de ler e quero ser professor quando crescer, meu ambiente preferido é a sala e a Plei”, destacou Henrique.