A equipe de futsal de São José estreou com vitória por 12 a 1 sobre Santa Isabel na fase sub-regional dos Jogos da Juventude – Foto: Divulgação

Nei José Sant’Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

São José dos Campos estreou nesta quinta-feira (23) na fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude, promovidos pela Secretaria de Esportes do Estado, em sua 38ª edição. A equipe de futsal masculino goleou Santa Isabel por 21 a 1, em partida disputada no ginásio EducaMais, em Jacareí.

A fase sub-regional da competição começou no último dia 14 e prossegue até 30 de abril. Nesta fase, São José disputa nas modalidades de futsal masculino, basquete masculino, vôlei de praia masculino, futebol masculino, tênis de mesa (m/f), voleibol masculino (m/f) e xadrez (m/f).

O futsal masculino volta a jogar no dia 6 de abril, às 20h, no Teatrão, mas ainda aguarda o adversário. O basquete masculino estreia no dia 10/04; o vôlei de praia masculino, o tênis de mesa (m/f) e o xadrez (m/f) no dia 15/04; o futebol masculino no dia 16/04 e o vôlei (m/f) no dia 27/04.

Apenas o campeão de cada modalidade na fase sub-regional avança à etapa regional, que acontecerá de 2 a 20 de maio. Essas duas primeiras fases são itinerantes, dentro da 2ª Região Esportiva do Estado, que compreende os municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e região mogiana.

Já a fase final dos Joguinhos, que também só reunirá os campeões de cada modalidade da fase regional das demais regiões esportivas, acontecerá na cidade de Tatuí, de 8 a 17 de junho.

As modalidades de atletismo (m/f), natação (m/f), basquete feminino, futebol feminino, futsal feminino, judô (m/f), handebol (m/f), tênis (m/f) e vôlei de praia feminino entram direto na fase regional, enquanto que as ginásticas rítmica feminina e artística (m/f) acontecem somente na fase final.

São José disputa os Joguinhos com 27 equipes (14 modalidades). São aproximadamente 300 atletas com idade máxima de 19 anos completos, vinculados ao programa Atleta Cidadão, da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.