População embarca em ônibus elétrico durante testes em São José dos Campos – Foto: Adenir Britto/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

O ônibus elétrico que vem sendo testado nas ruas de São José foi aprovado pelos usuários como uma alternativa sustentável e de qualidade para o transporte público na cidade.

O veículo que está em demonstração no município foi disponibilizado pela TEVX Higer em parceria com a Enel X. O grupo disponibilizou o veículo elétrico Azure A12 BR com carregador, sem custos.

São José é uma das primeiras cidades do Brasil a planejar o transporte coletivo com veículos elétricos e terá, de forma pioneira, uma frota de ônibus 100% elétrica. O teste com o modelo elétrico irá contribuir para a formatação no novo edital do transporte público. A cidade já possui 12 VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) que circulam pela Linha Verde.

A cada dia, o ônibus elétrico circula em uma linha diferente, em testes que irão durar até a próxima quinta-feira (27). No percurso, são feitas avaliações de autonomia e consumo.

Nesta sexta-feira (21), foi a vez da linha 304, que liga o Colonial à Praça Afonso Pena.

“Apesar do tamanho, tive uma boa impressão. É confortável e valoriza o passageiro com recursos como cromoterapia e ar-condicionado. Mas o principal é mostrar que São José é um exemplo de cidade ao cuidar do meio ambiente e ao nos colocar numa posição exemplar com essa tecnologia”, disse o técnico em enfermagem Cristiano Claudinei Rodolfo da Silva, 51 anos, morador do Residencial União.

Moradora do Campo dos Alemães, Luciana Paes, 51 anos, fez vídeos e selfies dentro do ônibus para avisar as amigas da novidade na cidade. “Tem wi-fi e ar-condicionado. Não vou sair deste ônibus. Parece que estou no Japão”, brincou.

Sua amiga, Patricia Aparecida da Silva Gonçalves também aprovou recursos como wi-fi, entrada USB e o ar-condicionado, mas sugeriu que os veículos podem ter uma dimensão maior.  “São José deveria oferecer esse tipo de ônibus, mas com mais assentos”, disse.

Para Sueli Akemi Tanaka, 52 anos, moradora do Jardim Vale do Sol, o modelo oferece um espaço confortável com ar-condicionado. “É um ônibus bem planejado e bonito. Notei informações visuais de segurança em caso de acidente, mas são pouco notadas, acho que deveriam ser mais nítidas. Pois em caso de acidente, o passageiro está bem orientado dos tipos de cuidados neste ônibus elétrico”, disse.

Teste

Durante o período de testes do ônibus, que vai até o dia 27, não haverá cobrança de tarifa e a população poderá utilizar o veículo de graça. O ônibus foi estilizado com ícones como o brasão do município e com inscrições como cidade inteligente e informações sobre o período de teste.

Modelo

Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico possui 12,2 metros de comprimento. O modelo Azure A12 BR tem capacidade para 78 passageiros, além de piso total baixo (Low Floor) com rampa para cadeira de rodas, assentos confortáveis e corredores largos.

O Azure A12BR também possui ar condicionado ecológico, wi-fi, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV. Com autonomia de 270 km, o veículo é alimentado exclusivamente por baterias e possui tempo de recarga em até 3h.