Sophia, de 17 anos, vem em uma evolução constante com excelentes resultados em nível nacional – Foto: Divulgação

Nei José Sant’Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A atleta Sophia Kavalieris, paratleta de natação do programa Atleta Cidadão e integrante da equipe de alto rendimento do Instituto Athlon de São José dos Campos, foi convocada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para representar o Brasil no Para Swimming – Open da Argentina 2022, que será disputado em Buenos Aires, nos dias 23 e 24 de agosto.

Sophia, de 17 anos, vem em uma evolução constante com excelentes resultados em nível nacional, que a credenciaram a ser convocada pela primeira vez para a seleção nacional.

Ela nada as provas de 100 metros costas, 50 e 100 metros livre, 200 metros medley e 100 metros borboleta na classe S10 (deficiência física). Sophia nasceu com hemimelia fibular na perna esquerda, sem ligamento cruzado no joelho e sem maléolo fibular. A família optou pelo alongamento ósseo através de cirurgias (14 no total).

A natação sempre esteve presente em sua vida, pois começou a nadar aos dois anos como uma forma de fisioterapia e assim pegou gosto pelo esporte, nadando na modalidade convencional. Em 2019 descobriu o esporte paralímpico, dando início a sua jornada.

Entre as principais conquistas de Sophia estão a de recordista brasileira de jovens 2021 (100 metros costas); primeira colocada no Ranking Nacional 2021 (100 metros costas); terceira no Ranking Nacional 2021 (100 metros livre) e terceira no Ranking Nacional 2021 (200 metros medley).

A atleta é treinada pela técnica Laura Tosini e pratica as atividades no Centro Poliesportivo João do Pulo, no Jardim Satélite.