Grupo de Bragança Paulista conheceu São José e a exposição do Museu do Folclore pela primeira vez – Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Museu do Folclore de São José dos Campos recebeu 2.790 visitantes no mês de julho, 1.438 a mais do que em junho (1.352) e quase 50% do total registrado no primeiro semestre do ano (5.595). De janeiro a julho já são 8.385 visitantes, a maioria do município.

Segundo o setor educativo do museu, responsável pelo atendimento dos visitantes, o recesso escolar nesta época do ano propicia mais tempo de lazer às famílias. “Com isso, o número de visitantes também aumenta”, explica Maria Angélica Perez Bellucci.

Do total de visitantes em julho, 1.836 foram de São José, 739 de outros municípios (132) e estados (19) e 28 do exterior (Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Croácia, Estados Unidos, França, Quênia, Mônaco, México, Portugal e Suécia).

Perfis

No início de julho, seis novos estagiários do Museu Municipal de São José passaram por um treinamento do Museu do Folclore, visando a troca de experiências e observação de novos modelos de atuação na gestão em museus.


Estagiários do Museu Municipal de São José visitam a exposição

Patrícia Ribeiro Gimenes, juntamente com o marido André e os sogros Rute e Jorge Luiz, vieram de Bragança Paulista para visitar a cidade e o museu pela primeira vez. “Ficamos emocionados com as exposições”, destacou Rute.


Gabriel e Laura com a pequena Sol

O casal Gabriel e Laura Samico visitaram a exposição temporária (Mãos que amparam: Histórias do Parir e do Partejar) com a filha Sol, que nasceu de parteira. Quem deu a sugestão de visita foi a mãe de Laura, que dia antes havia conhecido a exposição.

Horário e gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e funciona de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Visitas em grupo precisam ser agendadas previamente pelo telefone (12) 3924-7318.

A gestão do museu é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org