A capacitação foi feita pelo médico pneumologista Paulo Roberto Tonidandel – Foto: PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

Os clínicos gerais e médicos do Programa Saúde da Família da Prefeitura de São José dos Campos participaram, nesta quarta-feira (3), de uma capacitação sobre DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e Asma.

O objetivo foi aprimorar os conhecimentos dos profissionais quanto ao diagnóstico, tratamento, protocolos e exames que, quando bem aplicados, trazem melhora significativa à vida dos pacientes.

A capacitação foi realizada pelo médico pneumologista Paulo Roberto Tonidandel. “Sabemos que aconteceram inúmeros avanços nos últimos anos e hoje em dia o médico e demais profissionais da saúde têm que se capacitar cada vez mais. Conseguimos fazer muito pelo paciente, pela população e essas capacitações vêm ao encontro disso”, disse.

Para Tonidandel, as capacitações melhoram o atendimento à população. “Fazem com que o profissional cresça cada vez mais e possa fazer com que a população tenha um atendimento personalizado e melhor”, completou.

Médica clínica generalista das UBSs Resolve (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Satélite e do Bosque dos Eucaliptos, Stefani Machado participou da capacitação. “Pensando na população, essa capacitação é muito importante. Não só para o médico identificar as doenças, poder cuidar e orientar o paciente, mas também no contexto dele refinar o olhar e atender ainda melhor a comunidade”, afirmou Stefani.

DPOC

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é caracterizada pelo enfisema pulmonar e a bronquite crônica e está presente em cerca de 10,1% da população brasileira e em aproximadamente 15,8% dos adultos com mais de 40 anos de idade.