As melhorias promovem o desenvolvimento socioemocional dos alunos e a integração com a tecnologia – Foto: Adenir Britto/PMSJC

Ariane Caldas
Secretaria de Educação e Cidadania

Colaborou a estagiária Larissa Maiane

Na última quarta-feira (3), a Emefi Emmanuel dos Santos, no Residencial Frei Galvão (região leste), foi certificada com o selo de Educação 5.0 pela Prefeitura de São José dos Campos.

A conquista marca melhorias e investimentos que visam consolidar a transformação digital na rede de ensino municipal por meio da inovação, infraestrutura, novas ferramentas tecnológicas e projetos pedagógicos para aprimorar o ensino e promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos.


Foto: Adenir Britto/PMSJC

Quatro escolas da rede municipal já estão no novo formato, que será aplicado em todas as 50 unidades de ensino fundamental.

A primeira escola certificada foi a Emefi Alda de Souza Araújo, no Jardim Mesquita, seguida pela Emefi Luiza Guratti, no Setville, e na última semana, a Emefi Maria Antonieta Payar, na região sudeste, recebeu o certificado.

Educação de Qualidade

Os ambientes novos e modernos surpreenderam os alunos. O laboratório de ciências, por exemplo, foi totalmente reformado e recebeu novos materiais de apoio.

“Minha matéria favorita é ciências. Depois da reforma, o laboratório ficou mais maneiro do que já era. O pátio ficou muito bonito também”, disse Jonathan da Cruz Luna, do 6° ano. “Meus pais não puderam estudar e, com toda essa estrutura, fica claro o quanto vale a pena estar aqui estudando.”


Foto: Adenir Britto/PMSJC


Foto: Adenir Britto/PMSJC

“É tudo muito diferente. No laboratório, temos materiais de outro mundo. Aqui tive meu primeiro contato com um microscópio. Temos uma boa escola, os professores são bons, temos um bom ensino. Meus pais estão gostando ainda mais da escola”, contou Marcello Davi Santos, 6° ano.

Quem também ficou surpreso foi o professor de ciências Luiz Henrique Machado, que não escondeu a alegria ao escutar o depoimento dos alunos.

“Com as novas tecnologias no mundo atual, acredito que a reabertura do laboratório voltado para uma ideia inovadora é importante para o desenvolvimento de cada um deles. Este laboratório servirá para prepará-los para o futuro da tecnologia. Nada melhor do que acompanhar o ritmo do tempo. Esse laboratório é exemplo vivo de novas metodologias”.

Educação 5.0

O programa Educação 5.0, visa inserir as escolas municipais em um contexto colaborativo de aprendizagem com foco na resolução de problemas para promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos e a integração com o vasto mundo da tecnologia.

O programa conta com diversos investimentos e melhorias, como nova identidade visual padronizada para todas as escolas de ensino fundamental integral, ambientes modernos e inovadores, revitalização de espaços comuns e áreas verdes com paisagismo, espaço para jogos e interação dos estudantes, modernização das salas de leitura, sala de jogos educativos, além da reformulação das salas de educação especial e inclusiva.