A Prefeitura de São José dos Campos libera, nesta terça-feira (2), a aplicação da 4ª dose – segundo reforço – para as pessoas com 30 anos ou mais e a vacinação de crianças imunossuprimidas de 3 a 4 anos (veja a lista das imunossupressões abaixo). A imunização é importante para evitar o surgimento de variantes e o registro de novos casos, internações e óbitos.

Em São José dos Campos, 35.705 pessoas entre 30 e 34 anos receberam a 3ª dose – 1º reforço – e estão aptas a se vacinarem com a quarta dose. Para receber as doses de reforço é preciso respeitar um intervalo de no mínimo 4 meses desde a última dose da vacina contra a covid-19.

A quarta dose também está disponível para os profissionais que atuam na área da saúde, tanto na rede pública quanto na privada (veja a lista abaixo).

Além disso, seguindo o que traz a nota técnica 213/2022 do Ministério da Saúde, o município inicia também a vacinação de crianças imunossuprimidas de 3 a 4 anos com o imunizante Coronavac. Em São José, o número de crianças aptas a serem vacinadas é de 17.278, sendo 8.299, as de 3 anos e 8.979, com 4 anos.

As crianças a partir de 5 anos de idade, deverão ser vacinadas com a vacina Pfizer, nos esquemas já recomendados.

A Prefeitura reforça que a imunização é o melhor caminho para evitar o surgimento de novas variantes e o aumento de casos, internações e óbitos. A cidade, assim como o país, continua com baixa adesão das crianças e com faltosos nas doses de reforço.

Considerados como imunossuprimidos

I – Imunodeficiência primária grave
II – Quimioterapia para câncer
III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids
V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune – Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe)
VII-Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias
VIII – Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)