Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Dois de agosto de 2022 marca o início de um novo mês (conhecido por ser longo), assim como de outro semestre repleto de planejamento e projetos na Educação. Para 70 professores, a data se torna ainda mais especial: o dia em que participaram do processo de atribuição de aulas para professor efetivo da rede de ensino municipal.

Nesta terça-feira (2), a Prefeitura de São José dos Campos efetivou 70 professores (sendo 48 Professor P1 e 22 Professor P2) para atuarem nas 163 escolas da rede de ensino municipal, do Infantil até o Ensino Fundamental.

De 2017 até hoje, a Prefeitura efetivou mais de 2.200 servidores para a Secretaria de Educação e Cidadania.

Animação e carreira

Daniel Tabuada foi aluno da rede e, durante uma edição de Jogos Escolares, quando cursava o 8º ano, decidiu que queria ser como um dos professores que admirava, o Fábio, de Educação Física.

Anos se passaram e o sonho de garoto virou realidade. Há cinco anos na rede de ensino municipal, Daniel é professor de Educação Física e, até esta terça-feira, atuava como PD (Professor por Prazo Determinado). A partir de agora, o educador da Emefi Dom Pedro planeja continuar realizando um trabalho focado e se dedicando aos alunos, porém, como servidor efetivo.

“É uma sensação muito boa vir aqui na atribuição de aula como efetivo. Quero continuar oferecendo meu melhor, fazer um bom trabalho na rede, onde sempre fui muito bem acolhido e da qual me sinto parte. É fantástico”, afirmou.

Andréa Furtoso Madeira leciona Ciências na Emefi Alda de Souza Araújo, no Jardim Mesquita, e comemora, pois esta será sua primeira escola como efetiva. “Hoje me sinto feliz e aliviada. Esperei por isso por muito tempo. Minha escola é maravilhosa. Estou na rede como PD há quatro anos e já passei por ótimas escolas até hoje, só tenho a agradecer”, disse.

Servidores concursados

Os educadores contratados participaram do concurso realizado em 2019. O professor 1 atuará na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tanto no curso regular quanto na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na modalidade P 2, os educadores lecionam a partir do 6º ano e nos anos finais da EJA.

De 2017 até hoje, a Prefeitura efetivou mais de 2.200 servidores para a Secretaria de Educação e Cidadania entre professores P1 e P2, agentes educadores e assistentes de gestão. Os educadores preencheram cargos vagos por aposentadorias e abertos em razão da criação de novas salas de aulas, com as construções de novas unidades escolares, ampliação e reforma de outras unidades.

Escola de Formação do Educador

Aberta em setembro deste 2021, a Escola de Formação do Educador faz parte do plano de governo municipal e oferece espaços para a realização de projetos que visam: qualificar, capacitar e aperfeiçoar todos os professores da rede municipal, gestores escolares e demais profissionais da Educação, segundo a Lei Municipal 10.293/2021.

Os profissionais recém-contratados pela Prefeitura passam por período de três meses dedicados exclusivamente para formação pedagógica, terão atividades práticas em laboratórios inovadores, passarão por residência pedagógica e capacitações para uso de tecnologias educacionais.

Os educadores e especialistas que já atuam nas escolas e na Secretaria de Educação também podem contar com o local para formações e especializações para funções superiores e práticas pedagógicas inovadoras.